Jul

2018

Sistema de reuso de águas de resfriamento fornecido à CSN



A Enfil está fornecendo à CSN, Usina Presidente Vargas em Volta Redonda – RJ, uma das maiores siderúrgicas da América Latina, a 141 km da cidade do Rio de Janeiro, e com capacidade anual de produção de 5,8 milhões de toneladas de aço, um sistema de reúso de águas de resfriamento, em circuito fechado, para as unidades Benzol II, Phosam, Usina de Alcatrão I e II na área dos Carboquimicos (área de tratamento químico ligado à área de Coqueria).

O fornecimento inclui o desenvolvimento do projeto de engenharia básica e engenharia detalhada (incluindo levantamento de campo e de informações), suprimentos para implantação da obra, sobressalentes para partida e 01 ano de operação, fabricação, inspeção, embalagem, transporte, armazenagem, guarda, obras civis, instalação e montagem eletromecânica, testes e comissionamento, colocação em funcionamento, treinamento, operação assistida, suporte pós-venda, documentação técnica e de outros itens necessários ao bom e completo funcionamento do sistema.

Projeto e construção de um sistema de resfriamento de água, em circuito fechado, na área dos Carboquimicos (área de tratamento químico ligado à área de Coqueria).

A vazão total de água a ser tratada no sistema é de 3577 m3/h e o objetivo é eliminar o risco ambiental de possível vazamento de líquidos de processos do Carboquímico para o rio Paraíba do Sul, causado por vazamentos nos trocadores de calor, além de aumentar o índice de reúso de água na UPV.

O prazo contratual para execução da obra, hoje já em estágio avançado, é de 810 dias, contados da assinatura de contrato.