Dez

2017

Reator de fluxo alternado otimiza tempo, energia e gera maior qualidade final dos efluentes tratados.



Os Reatores de Fluxo Alternado (RFA) representam uma solução ultra compacta e inteligente para o tratamento de águas residuais industriais e municipais. Combina as vantagens da tecnologia convencional e da tecnologia SBR (Sequencing Batch Reactor). A tecnologia disponibilizada pela Enfil, que combina as vantagens da tecnologia convencional e da tecnologia SBR, oferece uma solução compacta de alto desempenho e baixo custo para o tratamento de todos os tipos de águas residuais, concentração orgânica e carga de nutrientes, mesmo com fortes variações no fluxo de água.

No seu arranjo mais típico (conforme animação no link abaixo), o sistema aeróbico é composto por 3 tanques hidraulicamente interligados com paredes comuns e configuração idêntica. Cada tanque alterna um dos 3 processos de tratamento de águas residuais biológicas: acumulação, regeneração e sedimentação. A alternância ideal dos 3 processos em cada um dos tanques depende das características das águas residuais durante cada fase e é controlada por um exclusivo sistema de controle e monitoramento, garantindo a máxima eficiência e minimizando os custos operacionais.

Distrito Federal, Espírito Santo e São Paulo são as regiões que já utilizam o sistema no Brasil. As estações de tratamento no geral podem remover somente a matéria orgânica ou também promover tratamentos a nível secundário e terciário com remoção de nitrogênio e fósforo.

Outros benefícios do RFA são: o maior controle de tempo, a operação garantida e o menor consumo de energia, isso porque em um sistema convencional é necessária a utilização de uma bomba para a recirculação do lodo que está no decantador, retornando o mesmo para o tanque de aeração. Sendo um sistema cíclico, o RFA não precisa de bombas para este fim, sendo a recirculação promovida pela inversão de sentido do fluxo dentro do reator.

A operação garantida baseia-se no fato de que como são três tanques contíguos, um dos tanques pode ser isolado e a operação continuará normalmente.


Vídeos