Dec

2017

Indústria alimentícia utiliza Precipitador Eletrostático em caldeira de Biomassa



A preocupação com a aplicação de sistemas de controle da poluição atmosférica vem crescendo substancialmente em diversos segmentos industriais e o setor alimentício está engajado na implantação de soluções para reduzir drasticamente a emissão de fuligem na atmosfera.

O constante crescimento da preocupação com o meio ambiente vem obrigando as autoridades da área a tornar cada vez mais severas as suas leis. Esse fenômeno faz com que as indústrias de todos os segmentos revisem constantemente suas políticas de sustentabilidade de forma que possam se adaptar às novas exigências.

A Enfil, empresa especializada em soluções para sistemas de controle da poluição atmosférica surge nesse cenário como uma verdadeira parceira no fornecimento de soluções adequadas aos novos tempos e, recentemente, firmou contrato com uma importante empresa multinacional do segmento alimentício para o fornecimento de um equipamento que reduz a emissão de partículas sólidas, provenientes de suas caldeiras de biomassa. O município onde a empresa está instalada, no interior de São Paulo, cresceu significantemente nos últimos anos, fazendo com que a área urbana se aproximasse muito da planta industrial e isso exigiu um controle ainda mais rigoroso de emissão de partículas sólidas.

A solução oferecida pela Enfil foi a implantação de um Precipitador Eletrostático, instalado entre a caldeira de biomassa e a chaminé. O equipamento ioniza as partículas de pó contidas nos gases e, por diferença de potencial, realiza a separação e a coleta do mesmo.

A alta tecnologia empregada permite resultados espantosos com uma eficiência de 95% de retenção do pó, resultando numa emissão para a atmosfera de apenas 100 mg/Nm³, sendo que essa quantidade é metade de todo o potencial do equipamento fornecido. A solução é customizada de acordo com a demanda do cliente e a eficiência pode ser ainda mais alta, alcançando 50 mg/Nm³.

Do ponto de vista estético, colabora decisivamente para que as chaminés não emitam a tradicional fumaça branca ou negra, tão associada às indústrias do passado. Com a altíssima retenção de partículas, tudo o que um observador de fora consegue ver é uma ligeira distorção no aspecto do ar, como se a visão estivesse embaçada, logo nas bocas das chaminés, fenômeno decorrente da alta temperatura dos gases eliminados.

Outra vantagem é que o resíduo coletado é seco e pode ser armazenado em silos ou caçambas. A baixa perda de carga, faz com o que consumo elétrico seja menor que o de soluções menos eficientes e, além disso, praticamente não produz ruído externo.