Dez

2017

Caesb inaugura estação de tratamento de água fornecida pela enfil em prazo recorde.



Os impactos globais decorrentes das mudanças climáticas são evidentes. No Brasil, uma das áreas mais afetadas é a do Distrito Federal. Os longos períodos de estiagem registrados nos últimos anos vêm comprometendo o abastecimento de água potável para seus mais de 3 milhões de habitantes.

Os dados são alarmantes. O reservatório de Santa Maria atingiu 31,7% de sua capacidade, nível mais baixo de sua história, enquanto que o do Descoberto registrou volume acumulado de apenas 20,9% (o mais baixo foi de 18,85%, verificado em 13 de janeiro deste ano).

Para atenuar o problema, a CAESB (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal) passou a buscar novas fontes de fornecimento, entre elas o enorme Lago Paranoá, com seus 48 km² de área. Além do sistema de captação, uma enorme estrutura para tratar a água deveria ser implantada a fim de torná-la apta ao consumo humano. E tudo deveria ser feito com o máximo de celeridade, já que situação crítica dos reservatórios fez com que o prazo de conclusão dos trabalhos fosse preponderante para a efetividade do plano. Após licitação pública, o projeto vencedor foi o da Enfil S/A Controle Ambiental, já inaugurado e em operação.

O sistema fornecido pela Enfil é composto por unidades de captação e tratamento modulares pré-fabricadas, capazes de entrar em funcionamento em curtíssimo prazo. O grande diferencial foi a utilização do processo de ultrafiltração em regime Turn-Key, que já havia sido utilizado em São Paulo durante o auge da crise hídrica no estado, em 2015, com excelentes resultados.

A tecnologia utiliza membranas ultrafiltrantes, com porosidade até 6 mil vezes menor que um fio de cabelo (de 0,1 a -0,001 micrômetro), para remover vírus, bactérias, algas e patógenos com redução de aplicação de produtos químicos, que atende as mais rigorosas normas de controle ambiental, em especial a portaria 2914/2011, do Ministério da Saúde, sobre qualidade da água potável. O sistema aplicado apresenta várias vantagens frente ao sistema convencional comumente implantado no Brasil.

Por ser totalmente automatizado, exige a presença de não mais que um ou dois operadores para realizar todo o trabalho. Estes são responsáveis mais pela manutenção do que pela operação em si, muito diferente do que ocorre nos sistemas convencionais, em que os funcionários se veem obrigados a acompanhar as operações de descarte de lodo, a contralavagem de filtros, entre outras ações.

Outro benefício é a economia de água. A recuperação de água obtida no sistema implantado pela Enfil chega a valores acima dos 90%, algo muito superior aos obtidos nos sistemas convencionais, em que as perdas de água na contralavagem dos filtros de areia são enormes.

A captação de água bruta é feita a partir de unidades montadas em flutuantes, na margem do Lago Paranoá e posicionadas de forma a configurar uma espécie de píer. No local, cinco conjuntos de bombas de eixo vertical, sendo um de reserva, se responsabilizam pelo bombeamento de 700 a 850 litros por segundo.

A Enfil também se encarregou por toda a instalação elétrica, instrumentação e automação, o que inclui painel CCM (centro de controle de motores), sistema de automação integrado à ETA de Ultrafiltração, em protocolo industrial, além de todos os projetos e materiais de instalação para iluminação, aterramento, SPDA, força/controle e instrumentação e vários outros componentes.

Atendendo às exigências do projeto, o sistema garantirá uma vazão de àgua potável estimada em 700 litros por segundo. Com isso, aumenta de maneira significativa a capacidade de abastecimento da capital federal. Destaca-se também o fato de que um projeto dessa magnitude tenha sido entregue em tão pouco tempo: apenas 120 dias para finalização da montagem e instalação dos equipamentos, 30 dias de testes e pré-operação do sistema e mais 90 dias de operação assistida – totalizando 240 dias.