Jun

2017

COSANPA contrata ampliação do sistema de tratamento de água de Oriximiná



A COSANPA - Cia. de Saneamento do Pará fechou contrato para execução de novas obras e serviços, incluindo a elaboração do projeto executivo e o fornecimento de materiais e equipamentos, para a ampliação do sistema de tratamento de água do município de Oriximiná, com aproximadamente 70 mil habitantes.

O contrato assinado, em regime de Empreitada por preço global, tem o prazo de entrega de 18 meses e a vigência de 24 meses a contar da data de assinatura do contrato.

OO contrato assinado pelo Consórcio Calcar (empresa do grupo Enfil), Carmona Cabrera e Ikoop tem como objeto o sistema de captação superficial no rio Trombetas, que será ampliado para a vazão de 180 l/s, e que serão tratados na nova estação de tratamento de água, do tipo compacta, com a construção de mais 01 módulo de tratamento de 90 l/s, ou seja, a capacidade final de água tratada terá um incremento de 50%.

O efluente da estação de tratamento será conduzido por gravidade para um reservatório apoiado, que funcionará como poço de sucção de uma elevatória de água tratada.

O escopo de obras e serviços a serem executados na primeira etapa são: construção da estrutura de captação no rio Trombetas, implantação da adutora de água bruta entre a captação e a ETA 3, implantação da estação de tratamento de água com capacidade para tratar 90 l/s (1º módulo), construção de reservatório apoiado com capacidade de 500 m³ (primeira célula), construção da casa de bombas que irá abrigar a estação elevatória de lavagem e a estação elevatória de água tratada, construção de uma subestação elétrica de 500 kVA, reforma do reservatório apoiado de 208 m³ e casa de bombas existentes, assentamento de 3.072 metros de rede de distribuição de água.

Incluem-se ainda no escopo de fornecimento a execução de 512 ligações domiciliares hidrometradas, implantação de macromedição e implantação do sistema de automação.

Na segunda etapa o escopo é constituído de ampliação da captação de água bruta no rio Trombetas, implantação 1.872 m de adutora de água tratada, instalação de uma (01) estação elevatória dentro da casa de bombas, implantação de uma estação de tratamento de água compacta (2º módulo) com capacidade também de 90 l/s, construção de 02 reservatórios elevados, sendo, um de 500 m³ no setor 2 e um de 300 m³, construção de 01 reservatório apoiado de 500 m³ (segunda célula), reforma do prédio da administração existente, assentamento de 58.051 metros de rede de distribuição de água, execução de 7.535 Ligações domiciliares hidrometradas, implantação de macromedição e implantação do sistema de automação.