Jun

2017

Enfil vence pregão para tratar água do Lago Paranoá



A Enfil foi a vencedora da disputa, promovida pela Caesb, para projetar e montar o sistema de captação e tratamento de água emergencial no Lago Paranoá, com uma vazão de 700l/s.

O projeto utilizará o sistema de ultrafiltração por membranas, que permite maior velocidade na implantação, com o uso de skids, e vem tendo uso crescente no mundo, pela rapidez na instalação e por possibilitar a obtenção de água com as melhores características de potabilidade.

Essa tecnologia até hoje só foi utilizada no Brasil, no segmento de saneamento público, pela SABESP à época da escassez de recursos hídricos em 2014, que obrigou a uma redução no fornecimento de água potável à população paulistana.

A situação de Brasília, com a forte seca, é similar à vivida em São Paulo e essa falta de recursos hídricos levou a Caesb a lançar mão de uma reserva valiosa, o Lago Paranoá. A montagem da unidade de ultrafiltração, através de skids, é a única alternativa para ter o sistema em funcionamento no prazo curto com obtenção do resultado final desejado. O fornecedor das membranas é a Dow Química que não mediu esforços, em conjunto com a Enfil, para ter todos os skids no Brasil em tempo hábil para montagem, obedecendo as rigorosas regras de pré-qualificação do edital exigidas pela Caesb.

O governador Rodrigo Rollemberg assina o contrato para captação de água do Paranoá acompanhado do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho; do presidente da Caesb, Maurício Luduvice; e do representante da Enfil S.A Controle Ambiental, vencedora da licitação, Paulo Modesto. Foto: Andre Borges/Agência Brasília