Sistema de Dessulfurização de Gases

A Enfil dispõe de Sistemas de Dessulfurização de gases via úmida, semi-seca ou seca


Processo úmido com calcário

Aplicado basicamente em termelétricas e/ou caldeiras de grande porte. Os gases ácidos reagem com a suspensão de calcário ("slurry"), formando sulfito de cálcio, posteriormente oxidado a sulfato por meio de aeração. Após desaguamento, o resíduo sólido originado possui valor comercial e pode ser utilizado, entre outros, na construção civil (p.ex. fabricação de placas de gesso).

Eficiência de remoção de SOx: até 98%


Processo úmido com água do mar

Utiliza água do mar como reagente para absorção do SOx, isto é, a alcalinidade natural da água é responsável pela eliminação do SOx da fase gasosa . Analogamente ao processo com calcário, o sulfito gerado na reação de absorção é oxidado a sulfato através de aeração. A grande vantagem deste processo é a ausência de subprodutos, ou seja, a água utilizada na lavagem dos gases é descartada ao mar novamente.

Eficiência de remoção de SOx: até 98%


Processo semi-seco com cal

Neste processo o reagente, uma suspensão de cal hidratada, é injetado no absorvedor, onde ocorrem simultaneamente a reação de absorção do SOx e a evaporação da água da suspensão. Após o absorvedor, os gases são enviados para um filtro de mangas ou precipitador eletrostático, onde o subproduto de processo, seco, é capturado. Este não possui valor comercial.

Eficiência de remoção de SOx: até 92%


Processo seco com cal hidratada

Cal hidratada, pulverizada, é injetada no absorvedor, onde reage com o o SOx da fase gasosa. Os gases são encaminhados para um filtro de mangas ou precipitador eletrostático. Parte do material coletado é recirculada e parte descartada.

Eficiência de remoção de SOx: até 95%